Essa foi a dúvida de um seguidor do meu perfil no Instagram e costuma ser uma dúvida frequente quando realizo Simulação de Entrevista, na Me Nota.
Se também é uma dúvida sua, veja algumas soluções que trago abaixo e tratam sobre esse assunto polêmico.
Você não deve incluir sua pretensão salarial no currículo, pois pode perder oportunidades caso ela esteja acima do oferecido pelas empresas e o ponto mais importante sobre isso:
Você pode não ter a chance de avaliar os benefícios oferecidos, assim como de conhecer o ambiente e proposta de trabalho, ou seja, tudo aquilo que pode agregar valor a oportunidade para além do salário.
Os benefícios eu diria que têm um peso enorme sobre a decisão de qual pretensão informar, então, busque conhecê-los em detalhes antes de definir uma.
Inclua essa informação no currículo somente se for uma exigência da empresa para que se candidate à vaga.
Para definir uma pretensão, também vale levar em conta os seguintes pontos:
Se já teve experiência, baseie-se em suas remunerações anteriores e avalie qual salário se adequaria mais à sua realidade. Lembre-se que remuneração inclui salário + benefícios. Também vale fazer uma pesquisa salarial para o cargo/área no qual deseja atuar.
Se for a sua primeira oportunidade, faça uma pesquisa e veja qual a média de valor de salário tem sido paga para a função que tem como objetivo com base na sua região e leve em conta o porte da empresa caso já tenha essa informação.
O site Vagas.com tem um mapa de carreiras bem bacana e pode te dar uma base sobre isso que comentei acima.
Outros sites nos quais você pode fazer pesquisa salarial:
Lembre-se: além das pesquisas, de olhar para sua remuneração anterior ou atual, use sempre o bom senso quando tratar sobre esse assunto.
Se prepare ainda mais para esse tipo de pergunta e outras feitas em entrevista através da Simulação de Entrevista da Me Nota! Clique aqui e saiba mais sobre ela!
Espero ter te ajudado a refletir mais sobre esse assunto. :)
Abraço!
Flávia Rezende é Fundadora e Analista da Me Nota e atuou em RH por mais de 10 anos, principalmente em Recrutamento e Seleção. Flávia também é apaixonada por orientação de carreira e por aprender e ensinar algo todos os dias.
Kommentare