Seu CV está pronto, surgiu aquela oportunidade que você estava buscando, o recrutador pede que os interessados enviam CV por e-mail, então surgem as dúvidas: O que escrever no e-mail? Qual o jeito certo de enviar meu CV?
Bora tirar as dúvidas lendo esse post?! :)
Vamos, primeiro, falar sobre o seu e-mail: ele tem uma cara mais profissional ou você ainda utiliza aquele e-mail da época de adolescência para enviar seu CV?
O ideal é que você tenha um e-mail para tratar sobre assuntos profissionais como enviar CV, entre outros, e tenha outro pessoal para tratar de outros assuntos. Assim você também consegue se organizar melhor.
Além de se atentar a ter um e-mail mais profissional, é importante que você se atente sobre como enviará seu CV, ou seja, se será em arquivo Word, PDF ou no corpo do e-mail. Sugiro que você sempre envie em arquivo anexado ao e-mail e que use o corpo do e-mail para acrescentar para qual vaga está se candidatando e, quem sabe, para incluir uma breve apresentação de seu perfil com relação a vaga ou um pequeno resumo de seu CV.
Apenas lembre-se que menos é mais ao enviar seu CV para o recrutador, ou seja, seja objetivo e não escreva textos longos ou confusos no corpo do e-mail.
Algo muito legal que você pode fazer (atenção pessoal de TI e PP!) é enviar no corpo do e-mail o link para acesso ao seu site pessoal. Nesse site você pode incluir seu portfólio de trabalhos já realizados, além de vídeo com uma pequena apresentação sua como se fosse uma carta de apresentação.
Use a criatividade (com bom senso)!
No assunto do e-mail, escreva o nome da vaga para a qual você está se candidatando. Isso facilita o trabalho do recrutador e já te dá alguns pontos com ele, pois isto demonstra cuidado com o e-mail que está enviando.
O que não fazer com relação a este tema:
Nunca envie seu CV do e-mail de seu trabalho atual. Por mais incrível que pareça, já recebi alguns CV's desta forma e posso afirmar: pega MUITO mal!
Nunca panflete seu CV por e-mail, ou seja, nunca mande um único e-mail para vários RH's/empresas de uma só vez. O ideal é enviar um e-mail para cada vaga de seu interesse, pois assim você demonstra que não se utiliza de atalhos para conseguir o que quer e que se preocupa em encontrar a oportunidade certa para você, não qualquer uma. Além disso, as chances de você conseguir a oportunidade de ser chamado para um processo seletivo quando ele está em andamento é muito maior do que se nem ele e nem a vaga existem ainda.
Se interessa por uma empresa, por suas vagas? Entenda qual vaga se enquadra em seu perfil, foque nela e no que você pode agregar e se apresente da melhor forma possível! :)
Se você se sente preparado para enviar seu CV por e-mail mas não está certo de que o conteúdo dele está adequado ao que você busca ou se acha que ele ainda não apresenta todo o seu potencial, conheça o serviço de Análise de CV realizado por mim.
Abraço e volte sempre!
Flávia Rezende é Fundadora e Analista da Me Nota e atuou em RH por mais de 10 anos, principalmente em Recrutamento e Seleção. Flávia também é apaixonada por orientação de carreira e por aprender e ensinar algo todos os dias.
Bình luận